- Limitação de 100 caracteres para a nomenclatura das API’s e métodos
CÓDIGO: 98655
Implementamos uma melhoria relacionada a importação de Swaggers que contenham métodos com nomes longos. Anteriormente a limitação era de 100 caracteres, esta limitação foi alterada para 250 caracteres.
Através desta alteração, tem a liberdade de importar swaggers contendo os métodos com nomes mais longos, sem a necessidade de alterar os mesmos.
Passo a Passo:
- Não é necessário realizar nenhuma configuração extra. Devemos acessar a tela de "Gerenciar WebAPIs" e clicamos em Adicionar WebAPI
- Preenchemos o campo "Definição/URL" com um swagger que possui métodos com nomes longos e clicamos em atualizar definições. Conseguimos visualizar no grid os métodos com os seus nomes corretamente.
- Ao clicarmos em salvar, conseguiremos salvar este swagger normalmente. É possível visualizar os nomes dos métodos no grid principal.
- Ao criarmos uma tarefa no workflow e selecionarmos esta API, conseguiremos visualizar os seus métodos corretamente, será exibido uma barra de rolagens para ser mais fácil visualizar os nomes.
- Automação de rotinas de manutenção de processos SWorks (RunDeck)
CÓDIGO: 96388
Agora o sistema permite que seja cancelado processo em lote, assim como reiniciar tarefas poderá ser feito em lote.
Essa mudança reflete em tempo, pois agora poderá realizar o processo de reiniciar várias tarefas de vários Workflows diferentes de uma solicitação em lote, outro ganho é a possibilidade de alterar o status do processo para cancelado. O sistema permitia alterar o status do processo em lote, somente aprovado e reprovado, e agora tem a opção de finalizar processos com as opções Aprovado, Reprovado e Cancelado.
Passo a Passo:
- Reiniciar processos: Processo / Nova Solicitação em Lote / Ação: Reiniciar Tarefa Processo
- Ao clicar em obter Template, podemos observar que tem 2 colunas.
- Na primeira coluna devemos informar o código do processo ao qual deseja que seja reiniciado a tarefa.
Na segunda coluna devemos informar o número da Tarefa.
- Iremos conferir se o processo 104450, teve a tarefa 10 reiniciada.
- Agora iremos conferir a funcionalidade alterar o status do processo para cancelado.
Processo / Nova Solicitação em Lote / Ação: Finalizar Processos
Status Desejado: Cancelar
- Ao verificar na tela de monitorar processo, podemos observar que os processos estão com status cancelado.
- Ao entrar no processo e clicar em Ações/ Detalhes
Podemos observar a mensagem que esse processo foi alterado status via ação em lote.
OBSERVAÇÃO:
Existe uma limitação nesta funcionalidade de ressubmeter processos, portanto não será possível adicionar ou alterar dados de entrada, para que essa funcionalidade seja viável a proposta é de incluir na tela atual de ressubmeter processos um input que aceite um CSV com os códigos dos processos que deverão ser ressubmetidos. Desta forma continuará vinculado ao workflow, mas dará liberdade para que o usuário define quais os processos ressubmeter.
- Melhoria que permite a obtenção do Status Code
CÓDIGO: 83731
Implementamos uma melhoria que permite a obtenção do Status Code de uma chamada Web API através de uma expressão
Ao utilizar a expressão para obter o valor do Status Code, poderá tomar alguma decisão relacionada as regras de negócio, com base neste valor obtido.
Passo a Passo:
- Não é necessária nenhuma configuração extra, apenas será necessário utilizar a expressão obj.Dados[NumeroDaTarefa].ResponseStatusCode.
- Em um Workflow, criar uma tarefa que fará uma chamada de Web AP
- Configurar uma nova tarefa com o método AlteraCampo, este método coletará o valor do Status code da tarefa de WebAPI através da expressão e preencherá este valor em um dado de entrada.
- Após a execução do processo, podemos notar o valor 200 no dado de entrada.
- Se acessar os detalhes da tarefa que realizou a chamada de API, podemos ver o valor deste status na aba Dados Internos.
- Ao verificar os detalhes da tarefa de AlteraCampo, poderá visualizar a expressão apresentando o valor corretamente.
- Ajuste em perfil de acesso API Rest SWorks
CÓDIGO: 99299
Foram implementadas melhorias com relação às permissões necessárias para executar os métodos via APIs. Agora o administrador poderá configurar as permissões dos usuários diretamente na tela de perfis.
Através desta mudança, o administrador terá uma maior facilidade para configurar as permissões de cada usuário, conforme o seu nível de acesso aos dados, pois cada usuário poderá receber um perfil individualmente.
Passo a Passo:
- Faremos um teste com o método Consultar Processo. Acessamos a tela Administração / Perfis e abrimos um perfil. Podemos notar que ele não possui nenhuma permissão habilitada.
- Associar este perfil a um login. Acessar o Swagger, gerar um token e executar este método. Pode notar o retorno 403, pois o login não tem a permissão para executar este método.
- Acessar a tela de perfis e habilitar a permissão para visualizar os processos.
- Tratamento de tarefa fantasma (perda de sincronia entre o BD e o JsonDraw)
CÓDIGO: 84742
Agora temos uma melhoria que corrige as tarefas consideradas Fantasmas no SWORKS.
Através desta melhoria, caso exista alguma tarefa no banco de dados que não possua desenho no fluxo, elas serão corrigidas na execução do analisador (Ações -> Analisar Workflow).
Se existir apenas o desenho no fluxo do Workflow sem haver uma tarefa criada no banco de dados, o nome da tarefa será apresentado quando houver a publicação do workflow.
Passo a Passo:
- Não é necessária nenhuma configuração extra, ao tentar publicar um WF que possua tarefa no banco de dados sem que ela tenha um desenho no fluxo, será apresentado o seguinte alerta:
- Ao executarmos o Analisador, será apresentado a tarefa com inconsistência.
- Após fechar a janela do Analisador, ele fará a correção de forma automática. Ao tentarmos publicar o WF, ele será publicado corretamente.
- Se existir apenas o desenho no fluxo do Workflow sem haver uma tarefa criada no banco de dados, o nome da tarefa será apresentado no momento em que realizar a publicação do workflow.
- Ao deletar a tarefa, é possível publicar normalmente.
OBSERVAÇÃO:
Essa funcionalidade irá refletir sempre o desenho do fluxo.
- Possibilitar contabilizar a quantidade de arquivos não tipificados antes dele passar pela tarefa de tipificação
CÓDIGO: 93474
Criamos uma expressão com objetivo de informar a quantidade de arquivos que não foram tipificados.
Expressão: (obj.Documentos["NaoTipificado"].Quantidade)
Agora é possível saber a quantidade de arquivos que não foram tipificados.
Passo a Passo:
- Criar uma tarefa cujo o método e obter resultado de uma expressão, em seguida foi informado a expressão (obj.Documentos["NaoTipificado"].Quantidade).
- Ao criar um processo incluído 2 documentos, podemos observar que a tarefa que verifica a quantidade de arquivos não tipificados reconhece os 2 documentos.
- Ao tipificar um documento de forma manual e reiniciar a tarefa, observe que ele exibe o resultado de um documento sem ser tipificado.
OBERVAÇÃO:
Após a publicação, caso existam formulários com este nome, será necessário alterar.
- Alteração no método de integração para permitir mais de um documento
CÓDIGO: 96317
Foram realizadas mudanças nos métodos de integração "AnexarDocumentos" e "AnexarDocumentosAsync". A partir de agora estes métodos aceitarão múltiplos documentos na mesma requisição.
Antes da mudança, o método aceitava apenas 1 arquivo por requisição, sendo necessário a execução de várias requests para o envio de vários documentos, gerando um aumento no tempo de processamento. Agora é possível enviar vários arquivos em uma única request, reduzindo este tempo.
Além disto, foi adicionada uma proteção contra o envio de documentos corrompidos, se for realizada uma requisição com vários arquivos e dentre eles, algum estiver corrompido, a chamada é abortada e os arquivos não serão enviados.
Passo a Passo:
- Para o envio de múltiplos documentos, devemos realizar a chamada através da rota V2 conforme os prints abaixo.
Criar um processo vazio.
- Realizar a chamada para o método "AnexarDocumentos" (O mesmo é valido para o AnexarDocumentosAsync), configur a requisição para ser possível adicionar vários arquivos simultâneos, a chamada deve ser enviada na V2.
A request foi realizada com sucesso.
- O processo recebeu os documentos corretamente.
- Se tentar enviar 1 documento corrompido com os outros documentos, a request irá falhar conforme o esperado.
- Melhoria de usabilidade
CÓDIGO: 99604
Já existe um método que realiza uma validação eletrônica entre o “Valor Esperado (base existente)” e “Valor Informado (pelo usuário / leitura OCR)”. Então essa melhoria será através de um novo mecanismo no método AlteraCampoComDoc que auxilia na comparação entre os valores presentes nos dados de entrada e valores obtidos de fontes externas, essa melhoria será através de uma expressão.
Nas telas de preenchimento / validação do Sworks, irá exibir uma informação de apoio ao operador para cada campo.
Os campos editáveis receberam uma funcionalidade que altera a cor da fonte da letra quando ele é clicado, deste modo.
- Para uma melhor usabilidade somente os campos que apresentaram diferença cadastral serão apresentados para validação manual.
- Maior facilidade em realizar comparações, pois os dados estarão presentes na mesma tela, gerando uma maior assertividade na análise dos dados, mas para isso os nomes dos dados de entrada devem ser idênticos às chaves da tabela.
- Facilitar para o usuário a identificação dos campos que já passaram por alguma análise. Não é obrigatório selecionar cada campo para aprovar ou reprovar a tarefa. A coloração é um apoio visual ao processo de análise.
Passo a Passo:
- Acessar a tela Administração/Tabelas e criar uma tabela com a lista de dados que é utilizada para comparação. Os dados desta lista serão atualizados utilizando expressões. Neste exemplo coletaremos os dados do CamposDoDocumento de um arquivo tipificado.
OBS: Os nomes das chaves devem ser idênticos aos nomes dos dados de entrada.
- Criar um Workflow que possui uma tarefa contendo o método AlteraCampoComDoc. Observe que este método sofreu uma alteração, ganhando o campo “Tabela Dados de entrada X Campos label”. Neste campo, selecione a tabela criada.
Posteriormente preencha o campo “Dados de Entrada” com os dados que deseja realizar a comparação.
OBS: Note que os nomes dos dados de entrada são idênticos às chaves da tabela.
- Ao criar um processo, a tarefa com o método “AlteraCampoComDoc” vai gerar uma validação manual.
Pode se notar que acima de cada dado de entrada (parâmetro), tem o sinal “:” e um valor textual (informação proveniente da integração dos dados). A palavra antes do sinal, é o nome do dado de entrada, o valor após o sinal, é o valor obtido pela tabela.
- Podemos notar que neste exemplo o nome obtido através das expressões na tabela, é totalmente diferente do nome que consta nos dados de entrada. Ao clicarmos no campo para corrigirmos o nome, a fonte fica vermelha1, para demonstrar ao usuário que aquele campo já recebeu alguma análise.
- Além disto, podemos notar que a expressão que localiza o dado NomePai não localizou nenhum valor, por este motivo é apresentado na tela a frase "Falha de expressão", para que o usuário verifique o motivo do valor não ser apresentado.
- Melhoria na Funcionalidade Tag
CÓDIGO: 99604
Na tarefa de TAG foi inserido informação de porcentagem de assertividade do documento. Essa mudança vai refletir o valor de assertividade do documento de forma simples, bastando acessar detalhes da tarefa/Dados Json. Com essa informação usuário poderá tomar uma ação de qual melhor caminho seguirá seu fluxo.
Passo a Passo:
- Entrar na tela de detalhes do processo, na tarefa de TAG, clicar em Ações/Detalhar.
- Ao clicar na aba Dados do Json, e expandir todas opções podemos identificar a informação de qual foi a porcentagem de assertividade do documento.