Novidades da versão S-Works 2.5 parte 1

Novidades da versão S-Works 2.5 parte 1

Novidade da versão 2.5

S-Works 


Este documento contém melhorias e novas funcionalidades implementadas na versão 2.5.


Resumo das novidades: 


  1. Melhoria nos requisitos de segurança relacionados ao gerenciamento de senhas dos usuários.  

Código: 96960


Agora para sua maior segurança, no momento de acessar pela primeira vez o sistema, será obrigatório que mude imediatamente a senha. Essa regra será necessária para todo usuário. 


Sendo assim, seguem algumas regras para realizar a alteração:

  1. Existe uma restrição na reutilização das senhas, agora não será mais possível repetir as 3 últimas senhas já usadas.
  2. Será possível parametrizar a segurança para tornar obrigatório o uso de números, letras (maiúsculas e minúsculas), caracteres especiais, quantidade mínima e máxima de caracteres na senha (entre 6 e 100 caracteres), e a quantidade de caracteres únicos. 
  3. Será possível parametrizar a quantidade de tentativas de logins com falhas antes que o usuário seja bloqueado (o valor deve estar entre 3 e 10 tentativas). Além disto será possível parametrizar o tempo em que este usuário ficará bloqueado sem poder realizar uma nova tentativa até a expiração deste tempo, também será possível desbloquear este usuário na tela de logins.
  4. Foi criado um campo para parametrizar o tempo de expiração da senha atual, após o encerramento deste tempo, o usuário será obrigado a trocar de senha no próximo login. 


Foi criado um parâmetro chamado "Senha Vitalícia" que deve ser ativado no cadastro do usuário, com este parâmetro ativo, mesmo com a expiração da senha, o usuário não será obrigado a trocar a senha.

Passo a Passo:

  1. Parametrização default da versão conforme abaixo:
  1. Através desta melhoria, o ambiente se tornará mais seguro, pois o usuário poderá definir uma senha com alto nível de complexidade, 
  2. Para ter acesso à tela de segurança, será necessário parametrizarmos a permissão no perfil do usuário. Acessando a tela "Administração > Perfis" e posteriormente habilitando a permissão Administração > Segurança.



  1. Com a permissão ativa, devemos acessar o caminho "Administração > Configurações" e clicar na aba Configurações de Segurança.




  1. Nesta tela podemos parametrizar os seguintes campos: 
  1. Tamanho mínimo de caracteres que uma senha precisa ter (entre 6 e 100).
  2. Quantidade mínima de caracteres únicos, ou seja, caracteres que não podem ser repetidos, como por exemplo 11111122.


  1. Após habilitar os parâmetros será possível cadastrar a senha. 



  1. Acesse o usuário do sistema, clique no menu de alteração de senha. Caso a senha cadastrada não siga as regras cadastradas o sistema sinalizará a inconsistência. 
  2. Ao criar uma senha mais complexa que segue todos os requisitos, como por exemplo 123Abcd@. 

   Será possível cadastrar e logar no sistema com esta senha.


  1. Se tentar alterar a senha novamente, utilizando uma das 3 últimas senhas cadastradas, podemos notar que o sistema emitirá um alerta barrando esta troca. 





  1. Ao utilizar o usuário superuser que foi utilizado para logar pela primeira vez em uma nova instalação será direcionado para a tela de troca de senha. A senha deverá ser alterada.


  1. Novo teste criando um login.



  1. Os dados de acesso são enviados por e-mail.


OBSERVAÇÕES:

  1. senhas já utilizadas não serão validadas, essa validação será válida somente para as senhas dos novos acessos e senhas expiradas.
  2. Quanto ao usuário Superuser ele não é gerenciável, para este usuário alterações somente via banco.  
  3. Após a atualização desta versão, as integrações que utilizam o usuário Superuser, seguindo o novo padrão de segurança será necessário a criação de um novo usuário para este fim.
  1. Melhoria - Gerador de Relatórios em Lote

Código: 98399


A geração de relatório passou por um processo de melhoria, sendo alterada a geração do arquivo de cache para disco, dessa forma será possível incluir um volume de dados maior.

Essa mudança foi necessáripara geração dos relatórios com um alto volume de dados.


Passo a Passo:


  1. Em Administração/ Relatórios, devemos selecionar Workflow que desejamos gerar o relatório

 


  1. Clicar no botão Gerar Relatório


  1. Ao clicar em incluir devemos verificar a tela de Monitorar Solicitações

Processo / Monitorar Solicitações




  1. Resultado do relatório






  1. Consumo de biblioteca para obtenção de informações de banco de dados

Código: 98715


Agora temos uma nova tela para a obtenção de informações referentes as configurações de banco de dados, além dos relatórios de manutenção e fragmentação gerados no mesmo.

Através desta tela, será informado estes dados de forma mais prática, facilitando a sua tomada de decisão.  


Passo a Passo: 

  1. Ao acessarmos o caminho

"Dashboard -> Diagnostico ->Banco de Dados", visualizaremos as 3 tabelas, "Configurações do Banco de dados", "Relatório de Manutenção" e "Relatório de Fragmentação".


Atenção: Esta tela só está disponível para usuários que tenham o perfil Administrador ou que tenham a permissão liberada em um perfil dinâmico.





  1. Ao clicarmos no botão "Alterar Configurações", teremos acessos a alguns parâmetros. 



Abaixo o detalhamento de cada campo:


Campo Tempo de Histórico do Plano de Manutenção: determina o período em que desejamos extrair o histórico do plano de manutenção, por exemplo, se preenchermos este campo com o valor 7 dias, ao executarmos o relatório de manutenção, o mesmo só apresentará os planos com as manutenções que foram realizadas dentro deste período.


Campo Alerta Execução do Plano de Manutenção: define um período para a execução do plano de manutenção, por exemplo, se preenchermos este campo com o valor 10 dias, para todos os planos de manutenções presentes no sistema, que tiveram a sua última execução a mais de 10 dias, serão apresentados um alerta.


Campo Fragmentação Mínima: define a porcentagem mínima de fragmentação dos indexes que serão apresentados na tela. 

Este filtro só é aplicado quando geramos um novo relatório (via banco), caso já exista dados armazenados em cache, este filtro não será aplicado.


Campo Duração do cache de fragmentação: este campo determina o tempo em que o resultado da consulta ficará armazenado em cache para não sobrecarregar o sistema com repetidas consultas. Por exemplo, se parametrizarmos este campo para que o cache seja armazenado por 1 dia, a primeira execução deste relatório será mais demorada, pois, o sistema retornará todos os dados do banco de dados, porém, após o retorno destes dados, os mesmos ficarão armazenados em cache, se um segundo funcionário gerar novamente o relatório de fragmentação, como estas informações já estão armazenadas em cache, não haverá sobrecarga no sistema para refazer esta consulta, porém, as informações apresentadas serão apenas as mesmas que foram coletadas na primeira consulta. Após o vencimento deste prazo de 1 dia, ao gerarmos o relatório de fragmentação novamente, o sistema fará uma nova consulta no banco, coletará as novas informações atualizadas e armazenará novamente estas informações em cache.



OBS: Se o campo for preenchido com um tempo zerado, por exemplo, 00:00:00, o sistema automaticamente aplicará o tempo default que é de 1 hora de armazenamento de cache. Porém, o usuário poderá inserir tempos curtos, como, por exemplo, 00:00:30 normalmente.


  1. Relatório de ManutençãoEsta tela exibe os planos criados com suas tarefas e a data da última execução de cada tarefa. 



  1. Na tela de configurações podemos definir o tempo do histórico que deve ser apresentado na tela, ou seja, se queremos exibir todas as tarefas executadas, independente da data, ou apenas as últimas tarefas executadas nos últimos 5 dias, por exemplo. 


Além disto, podemos parametrizar no campo "Alerta Execução do plano de Manutenção", uma quantidade de dias que um plano poderá ficar sem ser executado, após este limite, todos os planos executados a mais tempo receberão um alerta. 





  1. O relatório de Fragmentação de Índices exibe os dados de fragmentação do banco de dados. Quando acessamos a tela pela primeira vez, a tabela estará vazia, quando clicarmos em atualizar, os dados serão preenchidos corretamente.



  1. Como esta consulta pode sobrecarregara base de dados, assim que atualizamos pela primeira vez, os dados serão armazenados em "cache" no sistema, deste modo, caso outro usuário precise atualizar as mesmas informações, a tela não irá rodar o script para extrair os dados do banco de dados, mas sim retornará as informações salvas em cache. Quando atualizamos pela segunda vez, podemos notar que a palavra cache será apresentada no título do relatório.



  1. Na tela de configurações é possível parametrizar o tempo em que estes dados permanecerão em cache, podendo ser entre dias ou segundos. Se o campo for preenchido com o valor 00:00:00, o sistema por padrão irá lançar um tempo automático de 1 hora. 



  1. Através da tela de configurações, é possível inserir um parâmetro para filtrar a porcentagem mínima de fragmentação que desejamos retornar do banco de dados. 


Este filtro funciona apenas quando realizamos uma nova consulta no banco de dados, caso o sistema ainda esteja apresentando os dados armazenados em cache, este filtro não é aplicado. 




  1. Esta funcionalidade ajudará a Infra ou Suporte Simply, no rastreamento da causa raiz de problemas como lentidão.
  2. Foi criado permissão de leitura e escrita no perfil administrador. 
  3. Garantia do funcionamento apenas no SQL Server e para acesso foi necessário criar usuário de banco de dados especial (SIS admin).
  1. Melhoria na Tela Monitorar Processos na exportação de processos via ação em lote

Código: 98394

Agora a geração do relatório completo do campo Monitorar Processos, é feito em lote.

Essa mudança permite que seja feita a solicitação de milhares de processos de uma só vez, pois o que ocorria antes, usuário fazia a solicitação da geração do relatório o sistema apresentava mensagem de Time Out. 


Passo a Passo: 

  1. Administração/Processos/Monitorar Processos
  1. Empresa selecionada: Guilherme Cunha
  2. Workflow: 11159 Extração do dado Nome
  3. Período: Hoje
  4. Clicar em Filtrar






  1. Quando exibir todos os processos, devemos clicar no botão Exportar/Completo




  1. O sistema deve exibir a mensagem que esse relatório será gerado na tela Processo/Monitorar Solicitações.











  1. Ao acessar a tela de Monitorar Solicitações, devemos observar no grid o respectivo código do relatório e seu status.


  1. Ao concluir e possível clicar no botão Ações, em seguida na opção Baixar Relatório


OBSERVAÇÃO:

O relatório simplificado continua da mesma forma, não houve alteração. 




  1. Ajuste na consistência de desenho de workflow

Código: 99791

Foi desenvolvida uma melhoria no direcionamento do fluxo de execução do WF ao utilizarmos tarefas de decisões. 

Anteriormente, quando a tarefa de decisão precisava redirecionar o fluxo para alguma outra tarefa de ordem antecessora, ocorria algumas inconsistências na execução. Estas inconsistências foram tratadas.


Passo a Passo: 

  1. Criamos um WF de exemplo, onde existem 3 tarefas de decisão.

  1. A tarefa de Decisão2 (Ordem 100) possui o método parametrizado "DecisãoAutomaticaExpressãoMulti", ela foi parametrizada para redirecionar o fluxo para a tarefa sucessora Condição6 (Ordem110) ou para a tarefa antecessora Decisão3 (Ordem 16), conforme o resultado da expressão.



  1. A tarefa Decisao3 (Ordem16) foi parametrizada para direcionar o fluxo para a tarefa Condição2 (Ordem 20) ou para a tarefa de Finalizar Processo (Ordem 10001).

  1. Executamos o fluxo de modo que a tarefa de Decisão2 (100) direcione o fluxo para a tarefa sucessora 110. Podemos notar que a tarefa Decisão3 (16) não foi executado.



  1. Executamos o fluxo de modo que a tarefa de Decisão2 (100) direcione o fluxo para a tarefa Antecessora Decisão3 (16), e esta, direcionou o fluxo para a tarefa Condição2 (20). Podemos notar que a tarefa Condição6 (110) não foi executado.

  1. Refizemos a execução do fluxo de modo que a tarefa de Decisão2 (100) direcione o fluxo para a tarefa Antecessora Decisão3 (16), porém, esta tarefa Decisão3 (16) direcionou o fluxo diretamente para a tarefa Finalizar Processo. Podemos notar que a tarefa Condição6 (110) e a tarefa Condição2 (20) não foram executados.


Esse comportamento será padrão para todas as tarefas de decisão. 


  1. Melhoria perfil de acesso S-Works

CÓDIGO: 96556

Foram realizadas mudanças na estrutura da permissão "Leitura" para a entidade Processo. A permissão "Leitura" foi dividida em 2 permissões, "Acesso" e "Listagem". 


Permissão Acesso: Esta permissão libera a visualização de apenas um registro de forma individual, por exemplo, os detalhes de um processo.

Permissão Listagem: Esta permissão libera a visualização da tela "Monitorar Processos", em que podemos visualizar uma lista completa de todos os processos de um workflow. 


Passo a Passo: 

  1. Acessar a tela de configurações de Perfis, selecionamos um perfil e ativamos apenas a permissão "Acesso".


  1. Logar com um usuário que utiliza este perfil. É possível acessar os detalhes de um processo. 

Porém, não é possível acessar a tela de "Monitorar Processos"


OBSERVAÇÃO: 

Para essa demanda ao invés de criamos um perfil que diz respeito somente a uma tela do sistema, tendo em vista que o problema principal seria a possibilidade de buscar processos pelos dados PII, quebramos a categoria de permissão "Leitura" para a entidade "Processo" em duas: 

  1. Acesso: diz respeito à acesso a um registro individual, ou seja, a tela de detalhes do processo 
  2. Listagem: diz respeito à possibilidade de acessar telas de listagem, pesquisa de processos, como a tela de "Monitorar Processos" 

Desta forma removemos a permissão de "Leitura" e associamos essas novas permissões para os perfis legados, para retro compatibilidade. 

    • Related Articles

    • Novidades da versão S-Works 2.5 parte 2

      Limitação de 100 caracteres para a nomenclatura das API’s e métodos CÓDIGO: 98655 Implementamos uma melhoria relacionada a importação de Swaggers que contenham métodos com nomes longos. Anteriormente a limitação era de 100 caracteres, esta limitação ...
    • Novidades da Versão S-Works 2.3

      Objetivo Este documento, tem como objetivo, apresentar melhorias e as novas funcionalidades implementadas na Versão S-Works 2.3.  Resumo das novidades Criação de perfil personalizado: Agora você poderá criar perfis e configurá-los de acordo com a sua ...
    • Novidades da versão-S-Works-1.42.3

      1 Novidade da versão 1.42.3 S-Works  Este documento contém as melhorias e novas funcionalidades implementadas na versão 1.42.3. Copyright © 2020 SIMPLY. – Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste documento pode ser copiada, reproduzida, ...
    • Novidades da versão S-Works - 1.42.4

      Novidade da versão 1.42.4 S-Works  Este documento contém as melhorias e novas funcionalidades implementadas na versão 1.42.4. Copyright © 2020 SIMPLY. – Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste documento pode ser copiada, reproduzida, ...
    • Novidades da versão S-Works 2 4

      1. Verificar qualidade do arquivo de imagem CÓDIGO: 92966 Novo método na API Core com objetivo validar a qualidade da imagem. Essa parametrização tem como característica garantir que a imagem que está sendo importada para S-Works possui a quantidade ...