Rotina Alçada do FrontBank
Este artigo tem o intuito de orientá-lo a parametrização e usabilidade da rotina de Alçada
no FrontBank. Segue abaixo a listagem dos parâmetros necessários para a
parametrização.
Passo a passo:
Configurações Necessárias:
1.
Cadastro de usuário:
Acesse: Gerência de
usuário > usuário
- Selecione o ícone (Editar) do usuário que deseja parametrizar;
- Definir para o
usuário de integração (utilizado na integração com o Sworks) uma alçada
(aba perfil);
- Para o usuário interno
definir uma alçada na aba perfil.
Figura 1
- Tela de Cadastro de Usuário - Campo Alçada
2.
Cadastro de Alçada (Básico =>
Alçada)
-
Acesse: Cadastros
> Alçada
Cadastrar uma alçada com as
informações abaixo:
Figura 2-
Tela de Inclusão de Alçada
Modalidade: Indica para qual modalidade
aqueles valores de alçada serão aplicados.
Valor Máximo p/ Aprovação Automática: Indica o valor máximo da alçada para que a proposta seja aprovada sem que seja
necessário iniciar o processo de análise de alçada. Esse valor é utilizado pelo
método SolicitarAprovacaoAlcada da API FrontBank e caso o usuário de integração
possua uma alçada maior que o valor solicitado da proposta a tarefa será
aprovada automaticamente.
Valor Máximo: refere-se ao valor
máximo da alçada que o usuário pode atuar.
3. Cadastro de Situação
Acesse: Cadastros > Situação da Proposta
Será necessário realizar o cadastro de três
situações do tipo pendente que serão configuradas conforme próximo item.
4.
Parâmetros de Sistema
Acesse: Sistema
> Parâmetros Sistema
- Situação Suspensa Análise Alçada:
situação que indica que a proposta foi suspensa durante o processo de análise
de alçada. A situação deve ser do tipo pendente;
- Situação Análise Nível 2: Situação
que indica que a proposta está pendente de análise da alçada pelo nível 2. A
situação deve ser do tipo pendente;
- Situação Análise Nível 1: Situação
que indica que a proposta está pendente de análise da alçada pelo nível 1. A
situação deve ser do tipo pendente.
- No fluxo do S-Works, quando
a tarefa com o método SolicitarAprovacaoAlcada é executada o FrontBank irá
verificar se o usuário de integração possui alçada para aquela proposta, caso
possua, a tarefa será aprovada automaticamente1 e o processo prosseguirá com a
execução do fluxo, caso não possua, a proposta será enviada para a tela de Análise
/ Aprovação de Propostas do sistema FrontBank;
- Acesse: Operacional > Análise /
Aprovação de Propostas;
Figura 3
- Tela de Propostas em Análise
Figura 4
- Mensagem exibida na tarefa quando o usuário de integração possui alçada
Assim que a proposta é enviada para a tela de Análise
/ Aprovação de Propostas seu status aparecerá com o status definido no
parâmetro de sistema Situação Análise Nível 1, indicando que a proposta está
pendente de análise de alçada pelo usuário nível 1. Quando um usuário nível 1
realiza uma aprovação o status da proposta é alterado para a situação definida
no parâmetro de sistema Situação Análise Nível 2.
- Enquanto a proposta está em uma das situações descritas acima a proposta aparecerá com a mesma situação na tela de Consultar Propostas e será possível realizar alteração das suas informações. Para a situação dos parâmetros Situação Análise Nível 1 e Situação Análise Nível 2 serão liberados todos os steps da proposta para que o usuário (interno) realize as alterações necessárias na proposta 2.
O usuário (interno) com a permissão Analisar e
Aprovar Propostas poderá acessar a tela de Análise / Aprovação de Propostas
para realizar as ações necessárias. Nessa tela serão exibidas algumas
informações da proposta, e caso o usuário possua alçada para atuar na proposta,
o número da proposta será exibido como um link. Ao clicar no número da proposta
será exibida a tela abaixo:
- Histórico de Análises: Exibe todas
as ações que já foram realizadas para a proposta. O histórico é exibido apenas
caso já tenham sido executadas ações para essa proposta.
- Resumo da Proposta: Exibe um
resumo das informações da proposta.
- Botão Detalhes: Exibe uma
informação mais detalhada da proposta. Exibe as mesmas informações da tela de
detalhes da proposta exibida na tela de Consultar Proposta.
- Reprovar: Reprovação da análise da
proposta. Independentemente de quem realizar a reprovação da análise (usuário
de nível 1 ou usuário de nível 2) a proposta será enviada novamente para o
S-Works, gerando um estímulo negativo na tarefa.
- Suspender: Ao realizar a suspensão
da proposta, o status da proposta será alterado para a situação definida no
parâmetro de sistema Situação Suspensa Análise Alçada. A proposta ficará com essa situação na tela
de análise e na tela de consultar propostas para que o usuário (interno/externo)
realize as alterações necessárias na proposta 2. Para essa situação serão
liberados os steps 2, 3, 10 e 11 (cálculo, anexos, finalizar/enviar para
análise) da proposta.
- Aprovar: Quando o primeiro usuário
(nível 1) realiza a aprovação da proposta ela ficará com o status definido no
parâmetro de sistema Situação Análise Nível 2 e irá aguardar pela decisão de um
outro usuário (nível 2). O usuário nível 2 terá a opção de retornar a proposta
para o usuário nível 1, neste caso será obrigatório o preenchimento do campo Observação.
Quando o usuário de nível 2 realizar a aprovação, a proposta será enviada para
o S-Works gerando um estímulo positivo na tarefa.
1 Quando a tarefa é automaticamente aprovada a próxima
tarefa a ser executada será a tarefa seguinte a essa tarefa, por isso faz-se
necessário a utilização de um gateway para
verificar se a tarefa foi automaticamente aprovada, o que significará que o
usuário de integração possuía alçada para aquela proposta.
2 Quando o usuário realiza alterações na proposta pela
tela de Consultar Propostas, a proposta será enviada ao S-Works e nos dados
internos da tarefa no campo Mensagem
Complementar do Estímulo será exibida a mensagem “Houve Recalculo”,
indicando que a proposta foi alterada pela tela de Consultar Proposta e não
pela tela de Análise de Propostas.
Related Articles
Manual de Parametrização Raroc no FrontBank
Este documento, tem como objetivo, apresentar o Manual de Parametrização Raroc no FrontBank. Acessar a tela de parâmetros do sistema Acesse: Sistema > Parâmetros Sistema Spreads Nesses parâmetros, definimos a quantidade Mínima e Máxima que ...
Erro ao capturar comissão de portabilidade nas propostas de portabilidade no FrontBank
Este manual tem o intuito de informar qual a tratativa deve ser realizada, caso aconteça o erro abaixo, coforme imagem, ao tentar recalcular uma proposta de portabilidade no FrontBank. Fonte: FrontBank Caso ocorra o erro exemplificado, deve ser ...
Script para alterar agência do Banco - FrontBank e S-Works
De modo paliativo, para processos que se encontram com falha na tarefa de pagamento, uma vez que os dados bancários foram enviados incorretamente, após a alteração para pagamento não é possível suspender a operação, para correção destes dados abaixo ...
Roteiro Operacional do FrontBank
Este manual tem o intuito de orientá-lo a configurar o Roteiro Operacional no FrontBank. Segue abaixo os passos necessários para a configuração correta da rotina. Passo a passo: 1. Adicionar um Roteiro Operacional: Acesse: Gerência de Produtos > ...
Tabela de Juros do FrontBank
Este documento mostrara o passo a passo para Criar tabela de Juros do FrontBank. Empréstimo Consignado > Tabela de Juros Clique no ícone (Novo Registro) para adicionar uma nova tabela; Código Externo: É o código da tabela de juros no Front, este ...