Rotina Alçada do FrontBank

Rotina Alçada do FrontBank

Este artigo tem o intuito de orientá-lo a parametrização e usabilidade da rotina de Alçada no FrontBank. Segue abaixo a listagem dos parâmetros necessários para a parametrização.

 Passo a passo:

 

Configurações Necessárias:

1.    Cadastro de usuário:

 

Acesse: Gerência de usuário > usuário


  1. Selecione o ícone   (Editar) do usuário que deseja parametrizar;
  2. Definir para o usuário de integração (utilizado na integração com o Sworks) uma alçada (aba perfil);
  3. Para o usuário interno definir uma alçada na aba perfil.


    Figura 1 - Tela de Cadastro de Usuário - Campo Alçada

    2.    Cadastro de Alçada (Básico => Alçada) 

  4. Acesse: Cadastros > Alçada




     

  5. Cadastrar uma alçada com as informações abaixo:


    Figura 2- Tela de Inclusão de Alçada

  6. Modalidade: Indica para qual modalidade aqueles valores de alçada serão aplicados.

  7. Valor Máximo p/ Aprovação Automática: Indica o valor máximo da alçada para que a proposta seja aprovada sem que seja necessário iniciar o processo de análise de alçada. Esse valor é utilizado pelo método SolicitarAprovacaoAlcada da API FrontBank e caso o usuário de integração possua uma alçada maior que o valor solicitado da proposta a tarefa será aprovada automaticamente.

  8. Valor Máximo: refere-se ao valor máximo da alçada que o usuário pode atuar.



 3.    Cadastro de Situação

Acesse: Cadastros > Situação da Proposta

 

Será necessário realizar o cadastro de três situações do tipo pendente que serão configuradas conforme próximo item.


4.    Parâmetros de Sistema

Acesse: Sistema > Parâmetros Sistema



  1. Situação Suspensa Análise Alçada: situação que indica que a proposta foi suspensa durante o processo de análise de alçada. A situação deve ser do tipo pendente;
  2. Situação Análise Nível 2: Situação que indica que a proposta está pendente de análise da alçada pelo nível 2. A situação deve ser do tipo pendente;
  3. Situação Análise Nível 1: Situação que indica que a proposta está pendente de análise da alçada pelo nível 1. A situação deve ser do tipo pendente. 
  4. No fluxo do S-Works, quando a tarefa com o método SolicitarAprovacaoAlcada é executada o FrontBank irá verificar se o usuário de integração possui alçada para aquela proposta, caso possua, a tarefa será aprovada automaticamente1 e o processo prosseguirá com a execução do fluxo, caso não possua, a proposta será enviada para a tela de Análise / Aprovação de Propostas do sistema FrontBank;
  5. Acesse: Operacional > Análise / Aprovação de Propostas;


    Figura 3 - Tela de Propostas em Análise



    Figura 4 - Mensagem exibida na tarefa quando o usuário de integração possui alçada 

  1.       Assim que a proposta é enviada para a tela de Análise / Aprovação de Propostas seu status aparecerá com o status definido no parâmetro de sistema Situação Análise Nível 1, indicando que a proposta está pendente de análise de alçada pelo usuário nível 1. Quando um usuário nível 1 realiza uma aprovação o status da proposta é alterado para a situação definida no parâmetro de sistema Situação Análise Nível 2.

  1. Enquanto a proposta está em uma das situações descritas acima a proposta aparecerá com a mesma situação na tela de Consultar Propostas e será possível realizar alteração das suas informações. Para a situação dos parâmetros Situação Análise Nível 1 e Situação Análise Nível 2 serão liberados todos os steps da proposta para que o usuário (interno) realize as alterações necessárias na proposta 2.
  2.          O usuário (interno) com a permissão Analisar e Aprovar Propostas poderá acessar a tela de Análise / Aprovação de Propostas para realizar as ações necessárias. Nessa tela serão exibidas algumas informações da proposta, e caso o usuário possua alçada para atuar na proposta, o número da proposta será exibido como um link. Ao clicar no número da proposta será exibida a tela abaixo:



  

  1. Histórico de Análises: Exibe todas as ações que já foram realizadas para a proposta. O histórico é exibido apenas caso já tenham sido executadas ações para essa proposta.
  2. Resumo da Proposta: Exibe um resumo das informações da proposta.
  3. Botão Detalhes: Exibe uma informação mais detalhada da proposta. Exibe as mesmas informações da tela de detalhes da proposta exibida na tela de Consultar Proposta.
  4. Reprovar: Reprovação da análise da proposta. Independentemente de quem realizar a reprovação da análise (usuário de nível 1 ou usuário de nível 2) a proposta será enviada novamente para o S-Works, gerando um estímulo negativo na tarefa.
  5. Suspender: Ao realizar a suspensão da proposta, o status da proposta será alterado para a situação definida no parâmetro de sistema Situação Suspensa Análise Alçada.  A proposta ficará com essa situação na tela de análise e na tela de consultar propostas para que o usuário (interno/externo) realize as alterações necessárias na proposta 2. Para essa situação serão liberados os steps 2, 3, 10 e 11 (cálculo, anexos, finalizar/enviar para análise) da proposta.
  6. Aprovar: Quando o primeiro usuário (nível 1) realiza a aprovação da proposta ela ficará com o status definido no parâmetro de sistema Situação Análise Nível 2 e irá aguardar pela decisão de um outro usuário (nível 2). O usuário nível 2 terá a opção de retornar a proposta para o usuário nível 1, neste caso será obrigatório o preenchimento do campo Observação. Quando o usuário de nível 2 realizar a aprovação, a proposta será enviada para o S-Works gerando um estímulo positivo na tarefa.

    1 Quando a tarefa é automaticamente aprovada a próxima tarefa a ser executada será a tarefa seguinte a essa tarefa, por isso faz-se necessário a utilização de um gateway para verificar se a tarefa foi automaticamente aprovada, o que significará que o usuário de integração possuía alçada para aquela proposta.

    2 Quando o usuário realiza alterações na proposta pela tela de Consultar Propostas, a proposta será enviada ao S-Works e nos dados internos da tarefa no campo Mensagem Complementar do Estímulo será exibida a mensagem “Houve Recalculo”, indicando que a proposta foi alterada pela tela de Consultar Proposta e não pela tela de Análise de Propostas.





    • Related Articles

    • Manual de Parametrização Raroc no FrontBank

      Este documento, tem como objetivo, apresentar o Manual de Parametrização Raroc no FrontBank. Acessar a tela de parâmetros do sistema          Acesse: Sistema > Parâmetros Sistema Spreads Nesses parâmetros, definimos a quantidade Mínima e Máxima que ...
    • Erro ao capturar comissão de portabilidade nas propostas de portabilidade no FrontBank

      Este manual tem o intuito de informar qual a tratativa deve ser realizada, caso aconteça o erro abaixo, coforme imagem, ao tentar recalcular uma proposta de portabilidade no FrontBank. Fonte: FrontBank Caso ocorra o erro exemplificado, deve ser ...
    • Script para alterar agência do Banco - FrontBank e S-Works

      De modo paliativo, para processos que se encontram com falha na tarefa de pagamento, uma vez que os dados bancários foram enviados incorretamente, após a alteração para pagamento não é possível suspender a operação, para correção destes dados abaixo ...
    • Roteiro Operacional do FrontBank

      Este manual tem o intuito de orientá-lo a configurar o Roteiro Operacional no FrontBank. Segue abaixo os passos necessários para a configuração correta da rotina. Passo a passo: 1.    Adicionar um Roteiro Operacional: Acesse: Gerência de Produtos > ...
    • Tabela de Juros do FrontBank

      Este documento mostrara o passo a passo para Criar tabela de Juros do FrontBank.  Empréstimo Consignado > Tabela de Juros Clique no ícone   (Novo Registro) para adicionar uma nova tabela; Código Externo: É o código da tabela de juros no Front, este ...