Consumo de biblioteca para obtenção de informações de banco de dados

Consumo de biblioteca para obtenção de informações de banco de dados


Melhoria implantada a partir da versão 2.5 do S-Works

Introdução

Agora temos uma nova tela para a obtenção de informações referentes as configurações de banco de dados, além dos relatórios de manutenção e fragmentação gerados no mesmo.
Através desta tela, será informado estes dados de forma mais prática, facilitando a sua tomada de decisão.  


Passo a Passo: 

  1. Ao acessarmos o caminho

"Dashboard -> Diagnostico ->Banco de Dados", visualizaremos as 3 tabelas, "Configurações do Banco de dados", "Relatório de Manutenção" e "Relatório de Fragmentação".


Atenção: Esta tela só está disponível para usuários que tenham o perfil Administrador ou que tenham a permissão liberada em um perfil dinâmico.


Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente

  1. Ao clicarmos no botão "Alterar Configurações", teremos acessos a alguns parâmetros. 



Tela de computador com texto preto sobre fundo brancoDescrição gerada automaticamente


Abaixo o detalhamento de cada campo:


Campo Tempo de Histórico do Plano de Manutenção: determina o período em que desejamos extrair o histórico do plano de manutenção, por exemplo, se preenchermos este campo com o valor 7 dias, ao executarmos o relatório de manutenção, o mesmo só apresentará os planos com as manutenções que foram realizadas dentro deste período.


Campo Alerta Execução do Plano de Manutenção: define um período para a execução do plano de manutenção, por exemplo, se preenchermos este campo com o valor 10 dias, para todos os planos de manutenções presentes no sistema, que tiveram a sua última execução a mais de 10 dias, serão apresentados um alerta.


Campo Fragmentação Mínima: define a porcentagem mínima de fragmentação dos indexes que serão apresentados na tela. 

Este filtro só é aplicado quando geramos um novo relatório (via banco), caso já exista dados armazenados em cache, este filtro não será aplicado.


Campo Duração do cache de fragmentação: este campo determina o tempo em que o resultado da consulta ficará armazenado em cache para não sobrecarregar o sistema com repetidas consultas. Por exemplo, se parametrizarmos este campo para que o cache seja armazenado por 1 dia, a primeira execução deste relatório será mais demorada, pois, o sistema retornará todos os dados do banco de dados, porém, após o retorno destes dados, os mesmos ficarão armazenados em cache, se um segundo funcionário gerar novamente o relatório de fragmentação, como estas informações já estão armazenadas em cache, não haverá sobrecarga no sistema para refazer esta consulta, porém, as informações apresentadas serão apenas as mesmas que foram coletadas na primeira consulta. Após o vencimento deste prazo de 1 dia, ao gerarmos o relatório de fragmentação novamente, o sistema fará uma nova consulta no banco, coletará as novas informações atualizadas e armazenará novamente estas informações em cache.



OBS: Se o campo for preenchido com um tempo zerado, por exemplo, 00:00:00, o sistema automaticamente aplicará o tempo default que é de 1 hora de armazenamento de cache. Porém, o usuário poderá inserir tempos curtos, como, por exemplo, 00:00:30 normalmente.


  1. Relatório de Manutenção: Esta tela exibe os planos criados com suas tarefas e a data da última execução de cada tarefa. 


TabelaDescrição gerada automaticamente com confiança média

  1. Na tela de configurações podemos definir o tempo do histórico que deve ser apresentado na tela, ou seja, se queremos exibir todas as tarefas executadas, independente da data, ou apenas as últimas tarefas executadas nos últimos 5 dias, por exemplo. 

Além disto, podemos parametrizar no campo "Alerta Execução do plano de Manutenção", uma quantidade de dias que um plano poderá ficar sem ser executado, após este limite, todos os planos executados a mais tempo receberão um alerta. 


Interface gráfica do usuário, AplicativoDescrição gerada automaticamente



Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente


  1. O relatório de Fragmentação de Índices exibe os dados de fragmentação do banco de dados. Quando acessamos a tela pela primeira vez, a tabela estará vazia, quando clicarmos em atualizar, os dados serão preenchidos corretamente.


Interface gráfica do usuário, TabelaDescrição gerada automaticamente

  1. Como esta consulta pode sobrecarregara base de dados, assim que atualizamos pela primeira vez, os dados serão armazenados em "cache" no sistema, deste modo, caso outro usuário precise atualizar as mesmas informações, a tela não irá rodar o script para extrair os dados do banco de dados, mas sim retornará as informações salvas em cache. Quando atualizamos pela segunda vez, podemos notar que a palavra cache será apresentada no título do relatório.


Interface gráfica do usuário, TabelaDescrição gerada automaticamente com confiança média

  1. Na tela de configurações é possível parametrizar o tempo em que estes dados permanecerão em cache, podendo ser entre dias ou segundos. Se o campo for preenchido com o valor 00:00:00, o sistema por padrão irá lançar um tempo automático de 1 hora. 


Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente


  1. Através da tela de configurações, é possível inserir um parâmetro para filtrar a porcentagem mínima de fragmentação que desejamos retornar do banco de dados. 

  2. Este filtro funciona apenas quando realizamos uma nova consulta no banco de dados, caso o sistema ainda esteja apresentando os dados armazenados em cache, este filtro não é aplicado. 


Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente


Interface gráfica do usuário, AplicativoDescrição gerada automaticamente

         Esta funcionalidade ajudará a Infra ou Suporte Simply, no rastreamento da causa raiz de problemas como lentidão.
         Foi criado permissão de leitura e escrita no perfil administrador. 
         Garantia do funcionamento apenas no SQL Server e para acesso foi necessário criar usuário de banco de dados especial (SIS admin).



    • Related Articles

    • Script para alterar agência do Banco - FrontBank e S-Works

      De modo paliativo, para processos que se encontram com falha na tarefa de pagamento, uma vez que os dados bancários foram enviados incorretamente, após a alteração para pagamento não é possível suspender a operação, para correção destes dados abaixo ...
    • Dados de múltipla instância

      Para garantir que dados como CPF e RG sejam inseridos no processo, informe dentro do sub processo os campos que irão receber os dados de entrada na tarefa. Para isso siga o passo a passo abaixo: Passo a Passo 1. Na configuração do sub processo, ...
    • Mecanismo para identificar "linhagem do dado" de entrada ou campo de objeto de um processo

      Melhoria implantada a partir da versão 2.6 do S-Works Mudanças realizadas: Foi implementado uma auditoria que armazena o histórico das alterações dos dados de entrada e dados de objeto. Ao acessarmos um processo, podemos visualizar um botão chamado ...
    • Configuração de Expurgo

      O expurgo do S-Works tem o propósito de limpeza de dados, arquivos, processos e etc. Esta ferramenta, é indicada para que o sistema não fique sobrecarregado, limpando o desnecessário para o seu negócio e aprimorando ainda mais o rendimento dos ...
    • Manual de Criação de ETL

      Este artigo tem o intuito de orientar na criação do Serviço de ETL em um SQL Server. Para a criação desse serviço, é necessário um servidor Windows Server com SQL Server Enterprise e o Serviço de SSIS (SQL Server Integration Services) instalado.   O ...