Dicas para fotografar documentos e conseguir boas digitalizações

Dicas para fotografar documentos e conseguir boas digitalizações

Objetivo

Aprenda neste artigo a fotografar seus documentos utilizando câmeras comuns. Se você não tem uma multifuncional ou precisa digitalizar documentos que não cabem neste equipamento, fotografá-los é uma solução interessante. E, seguindo as dicas deste artigo, é possível obter boas imagens sem a necessidade de manipulação ou tratamento.
Documentos e certificados a serem fotografado.

Preparando para fotografar

Evite as marcas de dobras e amassados dos documentos. Para desamassar, deixe o documento em questão descansando debaixo de um livro pesado. Não utilize ferro de passar, pois você pode danificá-los.
Indicamos o uso de um tripé e de uma superfície branca, na qual seja possível apoiar o documento. Você pode improvisar com folhas de papel branco ao fundo. Também é possível abrir mão do tripé, mas será necessário cuidado redobrado no momento do clique.

Documento com marca de dobra à esquerda, tripé no meio e duas folha A4 sulfite coladas sobre uma mesa

O ângulo da câmera deve ser sempre perpendicular ao documento. Desta maneira, dispensa-se os ajustes na perspectiva através de programas e também evita-se que a luz seja refletida na lente da câmera.
Mantendo o ângulo perpendicular da câmera em relação ao documento inclinado, à esquerda e no meio, ou sobre uma mesa, à direita

Iluminação

Fique atento à iluminação do local para não projetar sombras no documento que você quer fotografar. Escolha um ambiente iluminado e verifique se a luz está refletindo em excesso na lente.
Cuidado para não projetar sombras no documento. Isto ocorre quando você está entre a luz e o objeto fotografado.
Posição ideal para fotografar, evitando ficar entre os pontos de luz e o objeto

Configuração da câmera

Utilize a resolução máxima de sua câmera para garantir que textos pequenos e marcas d’água sejam devidamente capturadas.
Não utilize o flash. A plastificação geralmente reflete luz diretamente na lente, o que pode gerar “clarões” na imagem. E, caso seu documento seja um impresso no papel, o flash poderá iluminá-lo desproporcionalmente.
Cartão de CPF fotografado com flash à esquerda e sem flash à direita
Ajuste o controle do branco (“white balance”) quando necessário. Documentos mais antigos tendem a ficar amarelados, e neste caso o controle do branco ajusta esta variação. A cor da luz do ambiente também influencia na tonalidade da fotografia (tons azulados ou amarelados). Verifique se seu equipamento possui este recurso e faça os ajustes necessários.


Menu de configuração da resolução à esquerda, status do flash ao meio e controle de branco à direita

Enquadramento

Uma boa distância entre a câmera e o objeto a ser fotografado é de no mínimo 50 cm, para evitar distorções da imagem causadas pela lente. Ajuste o enquadramento do documento na sua câmera com o zoom.
Documento com tamanho similar ao A4 com enquadramento ajustado para toda a área da fotografia

Resultados

Confira agora os resultados, e as configurações utilizadas.
Cartão de CPF fotografado utilizando três configurações de exposição diferentes

Fotografia de certificado utilizando três configurações diferentes
Carteira de habilitação fotografada utilizando três configurações diferentes

Configurando a impressão

Com seu software de edição preferido, insira as imagens dos documentos e deixe tudo pronto para imprimir ou enviar por e-mail quando necessário.

    • Related Articles

    • Atomics Integração

      O Postman é uma solução para consultas de API, permitindo analisar de ponta-a-ponta os retornos. A url para o download é https://www.getpostman.com/downloads/ Assim que o download for realizado e o software Instalado, abaixo seguem as instruções de ...
    • Envio de e-mail via tarefa

      No fluxo do S-Works é possível parametrizar o envio de e-mail para clientes, informando o status do processo (aprovado, reprovado ou pendente). Passo a passo para enviar a informação de status por e-mail 1. Salve o status (aprovado, reprovado, ...
    • Documentos necessários para gerar o documento da IN100

      O que é a IN100? Trata de uma série de medidas e orientações sobre a contratação de crédito consignado pelos beneficiários do INSS (aposentados e pensionistas). Será necessário o envio de dois documentos do beneficiário para a consulta de margem do ...
    • Como identificar a quantidade de documentos anexados ao processo?

      Para identificar a quantidade de documentos anexados ao processo, podemos utilizar as expressões abaixo: obj.Documentos["RG"].Quantidade obj.Documentos["CNH"].Quantidade obj.Documentos["CCB"].Quantidade obj.Documentos["qualquer documento"].Quantidade
    • Script para alterar agência do Banco - FrontBank e S-Works

      De modo paliativo, para processos que se encontram com falha na tarefa de pagamento, uma vez que os dados bancários foram enviados incorretamente, após a alteração para pagamento não é possível suspender a operação, para correção destes dados abaixo ...