Novidades da versão - 1.42 - Implementações e Correções

Novidades da versão - 1.42 - Implementações e Correções

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Novidade da versão 1.42 S-Works 

Este documento contém as melhorias e novas funcionalidades implementadas na versão 1.42.


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Resumo das novidades: 

  1. Melhoria de usabilidade na tela de validação manual do método “alteracampocomDoc”: Agora a imagem acompanhará o preenchimento dos dados de entrada, sem a necessidade de subir ou descer a barra de rolagem, facilitando a validação dos dados.

  1. Novo campo “deseja sobrescrever os documentos existentes” nos métodos “converter documentos IN100” e “documentos IN100”: Para garantir que não haja diversos arquivos duplicados, o S-Works agora permite manter apenas a última versão do documento.

  1. Melhoria de usabilidade ao selecionar workflows atualizados durante a publicação do subprocesso: Permite que o usuário clique apenas uma vez, para selecionar todos os workflows, durante o processo de publicação de subprocessos que possuem referência em outros workflows.

  1. Novas colunas na funcionalidade “Gerenciar Workflows” para facilitar a auditoria: Incluímos duas colunas que irão facilitar a auditoria e a rastreabilidade com relação a qual usuário executou a ação de criar, versionar e publicar o workflow.

  2. Novo campo de pesquisa no filtro de motivos de pendência: Agora é possível buscar o motivo de pendência dentro do filtro de seleção, proporcionando agilidade ao localizar o motivo desejado.


  1. Nova funcionalidade "Mecanismo de Inconsistência" do Workflow: A nova funcionalidade permite que o usuário identifique tarefas no workflow que não estão configuradas corretamente. Caso encontre divergência, avisará ao usuário.


  1. Nova funcionalidade: Análise de consistência durante a importação de um Workflow: Nova funcionalidade é capaz de analisar a importação do Workflow, indicando a sua consistência.


  1. Alteração na seleção do período de tempo nas telas de "Monitorar Processo" e "Dashboard": Essa mudança melhorou as opções do filtro e permitirá melhor performance da tela.


  1. Novo perfil de usuário: Validador:  O novo Perfil “Validador” terá acesso somente as validações distribuídas automaticamente, ou seja, os processos serão encaminhados automaticamente para o operador.


  1. Nova Tabela: Motivo de reprovação do processo: A nova funcionalidade permitirá selecionar uma tabela contendo a lista dos motivos de reprovação, facilitando o acompanhamento gerencial e o levantamento de métricas relacionadas à reprovação do processo.


  1. Status externo do contrato/processo: Incluímos um novo status (status externo) do contrato que possibilitará a visualização do processo de forma mais assertiva, exibindo o seu status a cada tarefa executada.




  1. Melhoria de usabilidade na tela de validação manual do método “alteracampocomDoc” 

CÓDIGO: 47238 


Melhoria na usabilidade da tela de validação manual, para que seja possível comparar os dados de entrada com a imagem. Agora a imagem acompanhará o preenchimento dos dados de entrada, sem a necessidade de subir ou descer a barra de rolagem, facilitando a validação dos dados.


Exemplo:

  1. Ao realizar a validação manual da tarefa com método "alteracampocomdoc" é possível que não sejam exibidos todos os dados na mesma página, sendo necessário utilizar a barra de rolagem.


  1. Ao prosseguir com o preenchimento dos dados de entrada, observa-se que a imagem acompanhará a tela, sem a necessidade de ficar mover a barra de rolagem. 


  1. Novo campo “deseja sobrescrever os documentos existentes” nos métodos “converter documentos IN100” e “documentos IN100”:

CÓDIGO: 48029


Agora o S-Works permite que o usuário opte por manter apenas a última versão do documento para os métodos “converter documentos IN100”“documentos IN100”, garantindo que não haja diversos arquivos duplicados. 


Configuração: Ao marcar o check box “Deseja sobrescrever os documentos existentes”, os arquivos não serão duplicados.


Método Documentos IN100



Método Converter Documentos IN100:





  1. Melhoria de usabilidade ao selecionar workflows atualizados durante a publicação do subprocesso

CÓDIGO: 49117


Melhoria na usabilidade permitindo que o usuário clique apenas uma vez, para selecionar todos os workflows, durante o processo de publicação de subprocessos que possuem referência em outros workflows. 


Pré-condição: O subprocesso deve estar referenciado em outro workflow. 

Passo a passo:

  1. Clique no botão verde “Publicar” para publicar o Workflow marcado como Subprocesso.
  2. Na tela “Publicar Workflow”, marque a nova opção para selecionar todos os workflows:










  1. Novas colunas na funcionalidade “Gerenciar Workflows” para facilitar a auditoria

CÓDIGO: 48781


Incluímos duas colunas na funcionalidade “Gerenciar Workflows” que irão facilitar a auditoria e a rastreabilidade com relação a qual usuário executou a ação de criar, versionar e publicar o workflow. Conheça as novas colunas:

  1. Criou/versionou 
  2. Publicou o Workflow

Como utilizar:

  1. Clique no menu “Administração” e na opção Workflows.




  1. Selecione o Workflow ao qual deseja verificar o usuário que executou a ação de criar, versionar e publicar.
  2. Observe as 2 novas colunas destacadas: Criou/versionou e Publicou.




  1. Novo campo de pesquisa no filtro de motivos de pendência

CÓDIGO: 47921


Agora é possível buscar o motivo de pendência dentro do filtro de seleção, proporcionando agilidade ao localizar o motivo desejado.  

Observação: O Documento deve estar configurado com a tabela de pendências, para exibir o filtro na reprovação de um documento.


Ao selecionar reprovação, é possível visualizar o campo para digitar e pesquisar, como no exemplo abaixo: 



Após digitar, o campo é filtrado:


  1. Nova Funcionalidade "Mecanismo de Inconsistência" do Workflow

CÓDIGO: 48819


A nova funcionalidade "Mecanismo de Inconsistência" na tela “Configurar Workflow”, permite que o usuário identifique tarefas no workflow que não estão configuradas corretamente. Seja na criação ou importação do workflow, o mecanismo de inconsistência analisará o workflow, caso encontre divergência, avisará para o usuário.

Com a nova implementação os nomes dos workflows se tornaram únicos, para simplificar a importação/criação e não termos vários workflows duplicados com o mesmo nome, tornando mais fácil o vínculo dos subprocessos ou múltiplas instâncias.


No workflow, será apresentado um botão com o status: 

  • Verde: Exibe a mensagem de "Workflow Ok", ou seja, não possui nenhuma inconsistência.
  • Amarelo: Está em análise/processamento.
  • Vermelho: Apresenta a mensagem de "Inconsistências Encontradas" seguido do número de quantidades de inconsistências encontradas.




São 10 tipos de validações que o mecanismo executa, conheça relação:



Exemplo: 

Caso ocorra uma inconsistência, a lista será apresentada da seguinte forma:



Execução de criação de processo com o mesmo nome: 

O S-Works não permitirá renomear um workflow com o mesmo nome de um workflow existente, conforme a imagem a abaixo:






  1. Análise de consistência durante a importação de um Workflow

CÓDIGO: 48818


Nova funcionalidade capaz de analisar a importação de Workflow, indicando a sua consistência. 

Falha na importação: O S-Works indicará a causa da falha ou o ponto onde a falha ocorreu.

Sucesso na importação: O S-Works exibirá os itens que serão reaproveitados, os itens que serão incluídos na base e, caso tenha itens importados desatualizados, informará quais campos estão divergentes.


Passo a passo: 

  1. Clique no menu Administração> Workflows >Adicionar Workflow.






  1. Informe os campos obrigatórios: “Nome do Workflow” e “Empresa”.




  1. Clique no botão de importar:





  1. Selecione o Workflow que será importado. Observe que nesse momento, será apresentado a nova funcionalidade do sistema, o botão Analisar.




  • Importações que contenha dados novos: O sistema apresentará a mensagem que “Será Criado”, ou seja será inserido aquele dado na base.
  • Importação que contenha dados existente na base: O sistema apresentará a mensagem que “Será Reaproveitado”, ou seja ele irá incluir na base sem duplicar.
  • Importação de itens desatualizados: Sistema apresentará a mensagem “Exibir Análise”, com opção do usuário clicar e observar a diferença do item da versão antiga para item da versão nova.




  1. Alteração na seleção do período de tempo nas telas de "Monitorar Processo" e "Dashboard"

CÓDIGO: 47865


Alteramos a seleção de período de tempo nas telas de "Monitorar Processo""Dashboard", e definimos como valor padrão, processos dos últimos sete dias para serem carregados.

Essa mudança melhorou as opções do filtro e permitirá melhor performance da tela. 


  1. Novo perfil de usuário: Validador

CÓDIGO: 50572


O novo Perfil “Validador” terá acesso somente as validações distribuídas automaticamente, ou seja, os processos serão encaminhados automaticamente para o operador.

Somente o usuário com o perfil “Segurança” poderá criar novos usuários ou alterar um perfil. 

Como configurar o novo usuário: 

  1. Clique no menu Administração>Usuários:




  1. Na tela “Gerenciar Usuários”, clique no botão verde “Adicionar Usuário”. Para editar o Perfil de um usuário existente, clique no botão editar correspondente ao seu nome.




  1. Observe na imagem abaixo a nova opção implementada (Validador).




  1. Clique na opção salvar. 

Observação: Essa alteração será efetivamente aplicada após a realização do login. 



  1. Nova Tabela: Motivo de reprovação do processo 

CÓDIGO: 43766


A “Tabela de Motivo de Reprovação” irá facilitar o acompanhamento gerencial e o levantamento de métricas relacionadas à reprovação do processo. 

A nova funcionalidade está presente nos dados do Workflow e permitirá selecionar uma tabela contendo a lista dos motivos de reprovação. Durante a execução dos processos, o motivo será solicitado ao reprovar um processo, na reprovação da validação manual, via API ou nas tarefas automáticas.

Passo a passo: 

  1. Clique no menu Administração>Tabelas e cadastre a tabela do tipo (Genérica/ Pendência/ Status externo) contendo itens.


  1. Relacione a tabela criada nos Dados do workflow.


  1. Crie o processo para o workflow configurado.

Tipos de reprovação: 

  • Reprovação de tarefa manual:
  1. Realize a validação manual da tarefa pendente.




  1. O S-Works abrirá a tela para validação manual. Ao clicar em Não conforme [R], para reprovar a tarefa, o campo para selecionar o Motivo de reprovação será exibido.




  1. Após selecionar o motivo de reprovação e informar a observação, será possível reprovar a tarefa. 




  • Reprovação de tarefa automática:
  1. Na tela “Configurar tarefa”, relacione na tarefa de condição um motivo de reprovação.




  1. Durante a execução do processo, observe que a tarefa de condição “Documento é verdadeiro?” foi reprovada automaticamente.


  • Reprovação do processo:
  1. Ao realizar a operação de reprovar processo, através do menu Ações > Solicitar Reprovação, o campo “Motivo” deverá ser informado.










  • Reprovação via API
  1. Ao realizar a reprovação de processo via API, deve-se informar na chave “Motivo de Reprovação” o valor contendo o Motivo.





Exemplo de processo reprovado via API:





Obs.: Os motivos de reprovação informados nas tarefas ou processos ficarão armazenados no Banco de dados.


Veja exemplo de consulta: 




  1. Status externo do contrato/processo 

CÓDIGO: 48208 


Incluímos um novo status (status externo) do contrato que possibilitará a visualização do processo de forma mais assertiva, exibindo o seu status a cada tarefa executada.  

Passo a passo: 

  1. Clique no menu Administração> Tabelas.
  2. Clique no botão verde “Adicionar tabela”.
  3. Na tela “Dados da Tabela”, escreva o nome e selecione o tipo “Status Externo”.




  1. Escreva a “chave” (código referência) e o “valor” (Mensagem do status) e clique no botão “Adicionar item”.



Informaremos essa tabela no workflow, ao preencher os campos: Status Externo e Status Padrão.

  1. Para configurar a tabela do workflow, clique em Administração > Workflow.
  2. Selecione o workflow que deseja incluir a tabela de motivos que criamos, ou se preferir poderá incluir um novo Workflow.


  1. Nos dados do Workflow, preencha o campo “Status Externo” com o nome da tabela que criada anteriormente. Observe que as mensagens cadastradas aparecerão no campo “Status Padrão”. 


  1. Observe que, ao incluir uma tarefa no Workflow, a opção de “Status Externo” ficará habilitada para incluir a informação da lista cadastrada na tabela. 



  1. Incluindo um processo utilizando a configuração de Status Externo, podemos observar que o sistema apresenta as informações da tabela cadastrada na tarefa que está sendo executada.













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