Novidade da versão 1.42 S-Works
Este documento contém as melhorias e novas funcionalidades implementadas na versão 1.42.
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Resumo das novidades:
- Melhoria de usabilidade na tela de validação manual do método “alteracampocomDoc”: Agora a imagem acompanhará o preenchimento dos dados de entrada, sem a necessidade de subir ou descer a barra de rolagem, facilitando a validação dos dados.
- Novo campo “deseja sobrescrever os documentos existentes” nos métodos “converter documentos IN100” e “documentos IN100”: Para garantir que não haja diversos arquivos duplicados, o S-Works agora permite manter apenas a última versão do documento.
- Melhoria de usabilidade ao selecionar workflows atualizados durante a publicação do subprocesso: Permite que o usuário clique apenas uma vez, para selecionar todos os workflows, durante o processo de publicação de subprocessos que possuem referência em outros workflows.
- Novas colunas na funcionalidade “Gerenciar Workflows” para facilitar a auditoria: Incluímos duas colunas que irão facilitar a auditoria e a rastreabilidade com relação a qual usuário executou a ação de criar, versionar e publicar o workflow.
- Novo campo de pesquisa no filtro de motivos de pendência: Agora é possível buscar o motivo de pendência dentro do filtro de seleção, proporcionando agilidade ao localizar o motivo desejado.
- Nova funcionalidade "Mecanismo de Inconsistência" do Workflow: A nova funcionalidade permite que o usuário identifique tarefas no workflow que não estão configuradas corretamente. Caso encontre divergência, avisará ao usuário.
- Nova funcionalidade: Análise de consistência durante a importação de um Workflow: Nova funcionalidade é capaz de analisar a importação do Workflow, indicando a sua consistência.
- Alteração na seleção do período de tempo nas telas de "Monitorar Processo" e "Dashboard": Essa mudança melhorou as opções do filtro e permitirá melhor performance da tela.
- Novo perfil de usuário: Validador: O novo Perfil “Validador” terá acesso somente as validações distribuídas automaticamente, ou seja, os processos serão encaminhados automaticamente para o operador.
- Nova Tabela: Motivo de reprovação do processo: A nova funcionalidade permitirá selecionar uma tabela contendo a lista dos motivos de reprovação, facilitando o acompanhamento gerencial e o levantamento de métricas relacionadas à reprovação do processo.
- Status externo do contrato/processo: Incluímos um novo status (status externo) do contrato que possibilitará a visualização do processo de forma mais assertiva, exibindo o seu status a cada tarefa executada.
Melhoria de usabilidade na tela de validação manual do método “alteracampocomDoc”
CÓDIGO: 47238
Melhoria na usabilidade da tela de validação manual, para que seja possível comparar os dados de entrada com a imagem. Agora a imagem acompanhará o preenchimento dos dados de entrada, sem a necessidade de subir ou descer a barra de rolagem, facilitando a validação dos dados.
Exemplo:
- Ao realizar a validação manual da tarefa com método "alteracampocomdoc" é possível que não sejam exibidos todos os dados na mesma página, sendo necessário utilizar a barra de rolagem.
- Ao prosseguir com o preenchimento dos dados de entrada, observa-se que a imagem acompanhará a tela, sem a necessidade de ficar mover a barra de rolagem.
Novo campo “deseja sobrescrever os documentos existentes” nos métodos “converter documentos IN100” e “documentos IN100”:
CÓDIGO: 48029
Agora o S-Works permite que o usuário opte por manter apenas a última versão do documento para os métodos “converter documentos IN100” e “documentos IN100”, garantindo que não haja diversos arquivos duplicados.
Configuração: Ao marcar o check box “Deseja sobrescrever os documentos existentes”, os arquivos não serão duplicados.
Método Documentos IN100:
Método Converter Documentos IN100:
Melhoria de usabilidade ao selecionar workflows atualizados durante a publicação do subprocesso
CÓDIGO: 49117
Melhoria na usabilidade permitindo que o usuário clique apenas uma vez, para selecionar todos os workflows, durante o processo de publicação de subprocessos que possuem referência em outros workflows.
Pré-condição: O subprocesso deve estar referenciado em outro workflow.
Passo a passo:
- Clique no botão verde “Publicar” para publicar o Workflow marcado como Subprocesso.
- Na tela “Publicar Workflow”, marque a nova opção para selecionar todos os workflows:
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Novas colunas na funcionalidade “Gerenciar Workflows” para facilitar a auditoria
CÓDIGO: 48781
Incluímos duas colunas na funcionalidade “Gerenciar Workflows” que irão facilitar a auditoria e a rastreabilidade com relação a qual usuário executou a ação de criar, versionar e publicar o workflow. Conheça as novas colunas:
- Criou/versionou
- Publicou o Workflow
Como utilizar:
- Clique no menu “Administração” e na opção Workflows.
- Selecione o Workflow ao qual deseja verificar o usuário que executou a ação de criar, versionar e publicar.
- Observe as 2 novas colunas destacadas: Criou/versionou e Publicou.
Novo campo de pesquisa no filtro de motivos de pendência
CÓDIGO: 47921
Agora é possível buscar o motivo de pendência dentro do filtro de seleção, proporcionando agilidade ao localizar o motivo desejado.
Observação: O Documento deve estar configurado com a tabela de pendências, para exibir o filtro na reprovação de um documento.
Ao selecionar reprovação, é possível visualizar o campo para digitar e pesquisar, como no exemplo abaixo:
Após digitar, o campo é filtrado:
Nova Funcionalidade "Mecanismo de Inconsistência" do Workflow
CÓDIGO: 48819
A nova funcionalidade "Mecanismo de Inconsistência" na tela “Configurar Workflow”, permite que o usuário identifique tarefas no workflow que não estão configuradas corretamente. Seja na criação ou importação do workflow, o mecanismo de inconsistência analisará o workflow, caso encontre divergência, avisará para o usuário.
Com a nova implementação os nomes dos workflows se tornaram únicos, para simplificar a importação/criação e não termos vários workflows duplicados com o mesmo nome, tornando mais fácil o vínculo dos subprocessos ou múltiplas instâncias.
No workflow, será apresentado um botão com o status:
- Verde: Exibe a mensagem de "Workflow Ok", ou seja, não possui nenhuma inconsistência.
- Amarelo: Está em análise/processamento.
- Vermelho: Apresenta a mensagem de "Inconsistências Encontradas" seguido do número de quantidades de inconsistências encontradas.
São 10 tipos de validações que o mecanismo executa, conheça relação:
Exemplo:
Caso ocorra uma inconsistência, a lista será apresentada da seguinte forma:
Execução de criação de processo com o mesmo nome:
O S-Works não permitirá renomear um workflow com o mesmo nome de um workflow existente, conforme a imagem a abaixo:
Análise de consistência durante a importação de um Workflow
CÓDIGO: 48818
Nova funcionalidade capaz de analisar a importação de Workflow, indicando a sua consistência.
Falha na importação: O S-Works indicará a causa da falha ou o ponto onde a falha ocorreu.
Sucesso na importação: O S-Works exibirá os itens que serão reaproveitados, os itens que serão incluídos na base e, caso tenha itens importados desatualizados, informará quais campos estão divergentes.
Passo a passo:
- Clique no menu Administração> Workflows >Adicionar Workflow.
- Informe os campos obrigatórios: “Nome do Workflow” e “Empresa”.
- Clique no botão de importar:
- Selecione o Workflow que será importado. Observe que nesse momento, será apresentado a nova funcionalidade do sistema, o botão Analisar.
- Importações que contenha dados novos: O sistema apresentará a mensagem que “Será Criado”, ou seja será inserido aquele dado na base.
- Importação que contenha dados existente na base: O sistema apresentará a mensagem que “Será Reaproveitado”, ou seja ele irá incluir na base sem duplicar.
- Importação de itens desatualizados: Sistema apresentará a mensagem “Exibir Análise”, com opção do usuário clicar e observar a diferença do item da versão antiga para item da versão nova.
Alteração na seleção do período de tempo nas telas de "Monitorar Processo" e "Dashboard"
CÓDIGO: 47865
Alteramos a seleção de período de tempo nas telas de "Monitorar Processo" e "Dashboard", e definimos como valor padrão, processos dos últimos sete dias para serem carregados.
Essa mudança melhorou as opções do filtro e permitirá melhor performance da tela.
Novo perfil de usuário: Validador
CÓDIGO: 50572
O novo Perfil “Validador” terá acesso somente as validações distribuídas automaticamente, ou seja, os processos serão encaminhados automaticamente para o operador.
Somente o usuário com o perfil “Segurança” poderá criar novos usuários ou alterar um perfil.
Como configurar o novo usuário:
- Clique no menu Administração>Usuários:
- Na tela “Gerenciar Usuários”, clique no botão verde “Adicionar Usuário”. Para editar o Perfil de um usuário existente, clique no botão editar correspondente ao seu nome.
- Observe na imagem abaixo a nova opção implementada (Validador).
- Clique na opção salvar.
Observação: Essa alteração será efetivamente aplicada após a realização do login.
Nova Tabela: Motivo de reprovação do processo
CÓDIGO: 43766
A “Tabela de Motivo de Reprovação” irá facilitar o acompanhamento gerencial e o levantamento de métricas relacionadas à reprovação do processo.
A nova funcionalidade está presente nos dados do Workflow e permitirá selecionar uma tabela contendo a lista dos motivos de reprovação. Durante a execução dos processos, o motivo será solicitado ao reprovar um processo, na reprovação da validação manual, via API ou nas tarefas automáticas.
Passo a passo:
- Clique no menu Administração>Tabelas e cadastre a tabela do tipo (Genérica/ Pendência/ Status externo) contendo itens.
- Relacione a tabela criada nos Dados do workflow.
- Crie o processo para o workflow configurado.
Tipos de reprovação:
- Reprovação de tarefa manual:
- Realize a validação manual da tarefa pendente.
- O S-Works abrirá a tela para validação manual. Ao clicar em Não conforme [R], para reprovar a tarefa, o campo para selecionar o Motivo de reprovação será exibido.
- Após selecionar o motivo de reprovação e informar a observação, será possível reprovar a tarefa.
- Reprovação de tarefa automática:
- Na tela “Configurar tarefa”, relacione na tarefa de condição um motivo de reprovação.
- Durante a execução do processo, observe que a tarefa de condição “Documento é verdadeiro?” foi reprovada automaticamente.
- Ao realizar a operação de reprovar processo, através do menu Ações > Solicitar Reprovação, o campo “Motivo” deverá ser informado.
- Ao realizar a reprovação de processo via API, deve-se informar na chave “Motivo de Reprovação” o valor contendo o Motivo.
Exemplo de processo reprovado via API:
Obs.: Os motivos de reprovação informados nas tarefas ou processos ficarão armazenados no Banco de dados.
Veja exemplo de consulta:
Status externo do contrato/processo
CÓDIGO: 48208
Incluímos um novo status (status externo) do contrato que possibilitará a visualização do processo de forma mais assertiva, exibindo o seu status a cada tarefa executada.
Passo a passo:
- Clique no menu Administração> Tabelas.
- Clique no botão verde “Adicionar tabela”.
- Na tela “Dados da Tabela”, escreva o nome e selecione o tipo “Status Externo”.
- Escreva a “chave” (código referência) e o “valor” (Mensagem do status) e clique no botão “Adicionar item”.
Informaremos essa tabela no workflow, ao preencher os campos: Status Externo e Status Padrão.
- Para configurar a tabela do workflow, clique em Administração > Workflow.
- Selecione o workflow que deseja incluir a tabela de motivos que criamos, ou se preferir poderá incluir um novo Workflow.
- Nos dados do Workflow, preencha o campo “Status Externo” com o nome da tabela que criada anteriormente. Observe que as mensagens cadastradas aparecerão no campo “Status Padrão”.
- Observe que, ao incluir uma tarefa no Workflow, a opção de “Status Externo” ficará habilitada para incluir a informação da lista cadastrada na tabela.
- Incluindo um processo utilizando a configuração de Status Externo, podemos observar que o sistema apresenta as informações da tabela cadastrada na tarefa que está sendo executada.